AVEIA PARA DESCANSAR MELHOR: 5 MOTIVOS PARA CONSUMI-LA ANTES DE DORMIR


É o momento de fazer mudanças e de tomar um remédio natural simples um pouquinho antes de deitar.

Descansar melhor é sinônimo de saúde, de bem-estar e de uma maior energiapara sermos mais produtivos durante o dia.
Sabendo disto, responda agora a uma simples pergunta… Você dorme as oito horas diárias recomendadas de forma ininterrupta, ou é daquelas pessoas que acordam de pouco em pouco tempo e levantam com a clara sensação de não ter descansado?
Se você é o segundo tipo de pessoa, é hora de tomar algumas medidas. É o momento de fazer mudanças e de tomar um remédio natural simples um pouquinho antes de deitar: um copo de aveia morna.
A seguir, oferecemos 5 bons motivos para se convencer disso. Não perca!
1. Aveia no jantar, uma boa escolha
Poder desfrutar de um sono profundo e reparador depende de muitos fatores, e dois deles são muito concretos: a hora do jantar e os alimentos na última refeição do dia.
Há um dado interessante que não podemos deixar passar: nosso fígado desenvolve suas tarefas de desintoxicação entre a 1h e as 3h da madrugada.
Se jantamos tarde ou se comemos algo pesado, interromperemos a eficácia dessa tarefa e acordaremos.
É necessário jantar entre as 19:00 e as 21:00 horas.
Dentre os alimentos que podemos incluir em nossos jantares, a aveia é um complemento mais do que certo com o qual cuidar ao máximo de nossa saúde e conseguir um sono reparador.
A aveia, assim como a água de aveia, dispõem de um teor nutricional relevante. Este nos permitirá, por exemplo, manter um equilíbrio adequado na glicose para evitar os perigosos picos, algo mais do que ideal para essas últimas horas do dia.
Se você quer desfrutar de um bom descanso, lembre-se: à noite não será adequado consumir carne vermelha.
A razão? Ela contém estimulantes como a hipoxantina; por isso é muito melhor optar pelos peixes ou os cereais como a aveia.
2. A aveia é rica em melatonina e vitamina D


A aveia é uma fonte natural de melatonina, um composto que regula nosso ciclo sono-vigília.
Não é que por si mesma vá nos proporcionar um descanso imediato, como faria, por exemplo, um sonífero. O que ela faz é ajustar nosso ciclo para que, quando a noite chegar, sintamos sonolência.
A aveia nos ajuda a regular estes ciclos graças ao seu teor de melatonina e vitamina D. Estas, além disso, nos permitem reduzir:
O impacto das enxaquecas;
A fadiga crônica;
A síndrome do intestino irritável;
A perda de massa óssea (osteoporose);
Para obter estes benefícios, procure nos supermercados a aveia enriquecida com vitamina D. Desse modo você aumentará a produção de serotonina, o que irá ajudá-lo a dormir.
3. A aveia e as vitaminas do complexo B
As vitaminas do complexo B cumprem múltiplas funções. A mais importante tem a ver com o bom funcionamento do sistema nervoso.
A aveia é muito rica em vitamina B6 ou piridoxina, muito necessária para transformar a energia dos alimentos em glicose e para metabolizar as gorduras e proteínas.
A vitamina B3, por sua vez, nos ajuda a aumentar a produção de triptofano, um aminoácido essencial que favorece o relaxamento e o sono.
Se tivermos um déficit de alguma dessas vitaminas sofreremos seus efeitos, sendo mais comuns o cansaço físico e a insônia.
4. A “avenina” nos ajuda a combater a ansiedade e a descansar melhor
A aveia contém avenina e trigonelina. São dois tipos de prolaminas (proteínas vegetais).
Estas ajudam a reduzir a ansiedade, o nervosismo e a agitação mental e física que costumamos acumular ao longo do dia e que, em geral, nos impedem de pegar no sono.
Cabe pontuar que estes tipos de proteínas vegetais da aveia costumam atuar como alérgenos para as pessoas celíacas, por isso é melhor evitar a aveia se esse for o seu caso.
5. Adeus ao estresse graças à aveia
Um dos grandes desencadeantes da insônia é a ansiedade ou o estresse crônico.
Não podemos esquecer que estes processos emocionais estimulam a glândula suprarrenal e que, aos poucos, são liberados determinados hormônios que geram a tensão muscular, o estresse a fadiga.
O consumo regular de aveia nos ajudará a normalizar muitos hormônios que influenciam no estresse.
Equilibramos os níveis de cortisol e cuidamos de nosso sistema nervoso graças ao grande teor de vitaminas do complexo B.
A aveia favorece a homeostase, nos relaxa, favorece nossas digestões e cuida de nossa saúde hepática.
Fonte: Melhor com Saúde